Receba informativos
do site da RQSul no
seu e-mail:

21/12/2009 - Uma boa viagem passa por uma boa revisão do carro

Clique para ampliar

 
Uma boa viagem passa por uma boa revisão do carro

Especialista em segurança veicular alerta sobre a importância de fazer uma revisão antes de pegar a estrada
 
Fim de ano é o momento do descanso. Época de reunir a família ou os amigos e viajar. E como boa parte das pessoas opta em pegar a estrada, é o automóvel quem vai ser exigido no período de férias. Todo o clima de animação em uma viagem, no entanto, pode ir por água abaixo caso não tomados os cuidados básicos com o veículo, que podem ocasionar em uma quebra em plena estrada. Para evitar esse tipo de situação desagradável, o carro necessita de manutenção preventiva. Seja ele novo ou usado.
 
Quem vai encarar as rodovias no final do ano não pode deixar de fazer uma revisão no veículo. O alerta é do presidente da Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do Rio Grande do Sul (RQSul), engenheiro mecânico Jorge Wojcicki Silva, rede licenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro, especializada no setor automotivo. “É muito importante que se faça uma inspeção no automóvel. Principalmente quando se viaja com a família. Geralmente, o veículo é utilizado apenas com o peso do condutor. Numa viagem em férias, soma-se o peso de todos os familiares e mais o da bagagem. Será que o automóvel terá a mesma eficiência? O risco de acontecer algum problema com ele se torna muito maior”, afirma o presidente da RQSul.
 
Para garantir uma viagem tranqüila, tudo começa na escolha de uma empresa certificada para realizar a checagem dos itens de segurança como sistema de freios, geometria dos faróis e componentes da suspensão. Mas a avaliação deve abranger até mesmo itens "irrisórios", que passam despercebidos como indicadores no painel e cintos de segurança. Uma das medidas mais importantes para manter o veículo com boa dirigibilidade, segundo Jorge Silva, é verificar pneus, geometria e o balanceamento. “Um veículo desalinhado não só deixa a condução cansativa como gera maiores custos ao condutor. Há casos em que a vida útil do pneu não passa de 10 mil quilômetros, devido ao desalinhamento do automóvel”, avalia o especialista.
 
Não há um valor estipulado para o serviço de manutenção preventiva. Os valores variam conforme o pacote solicitado. No entanto, uma boa avaliação do veículo, com checagem dos principais itens de segurança e economia, pode ser encontrada a partir de R$ 65. Confira abaixo, a lista com as empresas capacitadas e certificadas em todo o Estado:
 
Caterg Porto Alegre
Inspesul Lajeado
Inspecar Caxias do Sul
Caterg Novo Hamburgo
Central de Inspeção Pelotas
Central de Inspeções do Vale do Paranhana
Tecsul Inspeções Passo Fundo
Central de Inspeções Canoas
Central de Inspeções Santa Maria
Inspecar Santa Rosa
Inspesul Garibaldi
Cistecar Caxias de Sul
Central de Inspeções Porto Alegre
Inspev. Vacaria  
Central de Inspeções Uruguaiana 
Inpasc Santa Cruz
Simon Inspeção Veicular Ltda. Palmeira das Missões
Inspeseg Porto Alegre
Central Navegantes Porto Alegre
Simon Inspeção Veicular Ltda. Ijuí
Central São Leopoldo de Inspeções Veiculares Ltda.
Inspesul Bento Gonçalves
Insvel Gravataí
Citec Passo Fundo
Driver Insp. Veic. Ltda. Farroupilha
Inspesul Erechim

Foto: Ricardo de Moraes/divulgaçãoRQSul

 

Saiba mais  sobre a RQSul – Formatada em 2005, a Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do Rio Grande do Sul/Rede de Qualidade do Rio Grande do Sul (RQSul) é uma entidade pioneira no país que empenha-se em legar pelo bem-estar do trânsito através das empresas de inspeção de segurança veicular. É composta por 26 empresas licenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) e Organismos de Inspeção Acreditados de Segurança Veicular(OIA-SV) têm a competência de zelar pela segurança de veículos. Para isso, são realizados serviços de inspeção veicular, emissão de laudos para seguradoras, proprietários de veículos modificados e órgãos competentes, além do controle de emissão de ruídos e gases poluentes. Com o objetivo de alcançar maior fortalecimento no mercado, a RQSul aderiu em 2009 ao Redes de Cooperação, programa estadual coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e operacionalizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
 
 
Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do
Rio Grande do Sul/ Rede de Qualidade do Rio Grande do Sul (RQSul)
Rua 1º de Março, nº 03673 / Sala 02 / Bairro Liberdade / CEP: 93990-000
Novo Hamburgo – RS - Fones: 51 9988.3516 / 9953.3997
RQSUL - Programa Redes de Cooperação com a UCS - Universidade de Caxias do Sul Desenvolvido e coordenado pela SEDAI/RS - Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais em parceria com as universidades gaúcha
 
Presidente da RQSUL
Jorge Luiz Wojcicki Silva,
 
Marketing e Negociação RQSUL
Euclides José Matte
 
Comunicação da RQSul
Imago Comunicação - Comunicação Organizacional

Desenvolvido por: Lccomunic.com.br